São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jallageas descreve o caos urbano

DA REDAÇÃO

Além das imagens de Paulo Angerami, a mostra "Dentro e Fora" expõe sete trabalhos da artista plástica Neide Jallageas.
As produções de um e outro dialogam ao registrar, por meio da fotografia, a cidade de São Paulo.
Enquanto Angerami interfere na produção das imagens (revelação, ampliação), Jallageas usa fotografias batidas com uma câmera tradicional para discutir o caos urbano e sua influência nos moradores da cidade.
Fotografia pronta, ela intervém com pintura, desenho, crochê e bordados com fios de cobre.
Uma parte das fotografias usadas como pontos de partida para os trabalhos foi feita durante uma estadia de dois dias no hotel Atlântico, na esquina das avenidas Duque de Caxias e São João. Da janela do hotel, Jallageas clicou detalhes das ruas e prédios vizinhos.
A obra-símbolo da exposição é, na verdade, uma pintura. A artista recriou, numa tela de papel de seda, a foto de uma janela tirada durante a demolição de uma casa. Dentro da moldura de madeira, acrescentou jarros de terra e cabeças de antigos bonecos.
A parte de Jallageas na mostra também possui, no chão, um esquema didático que tenta reproduzir as técnicas utilizadas por ela.
Outra obra de destaque é um espelho onde ela pintou a seguinte inscrição: "A fotografia vem me ensinando que há muito mais em uma imagem do que pressupõe meu olhar".

Texto Anterior: Cidade é vista por câmera de orifício de Angerami
Próximo Texto: "Nova" sinfônica abre temporada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.