São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria da Agricultura lança projeto para algodão no Pontal

Objetivo é recuperar produção e gerar empregos na região

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Secretaria da Agricultura de São Paulo pretende incentivar a retomada da cotonicultura no Pontal do Paranapanema, região noroeste de São Paulo, como forma de reduzir o desemprego na região.
O projeto prevê uma parceria entre o governo, proprietários rurais, arrendatários e a indústria de fiação.
Segundo Francisco Graziano, secretário da Agricultura, a crise do algodão (uma das principais culturas da região) e os conflitos agrários levaram muitos fazendeiros a paralisar qualquer tipo de investimento em suas propriedades, o que causou uma certa ociosidade das terras e o aumento do desemprego.
O projeto de parceria rural no Algodão, da Secretaria da Agricultura, tem como objetivo incentivar os fazendeiros a arrendar parte de suas terras para agricultores interessados em retomar a atividade algodoeira.
Segundo Graziano, o governo se dispõe a oferecer a assistência técnica para a recuperação das áreas, além de reabrir o Fundo de Expansão Agropecuário, que deve alocar recursos para o financiamento da implantação das culturas.
O projeto também prevê um acordo de comercialização com a Algodoeira Palmares, que deve absorver toda a produção.
Com a MP (medida provisória) 1.569, que restringe as importações financiadas, Graziano avalia que o algodão importado perderá espaço no mercado e que as indústrias de fiação devem voltar a procurar o algodão nacional.

Texto Anterior: Área de cevada deve crescer 40% no Sul
Próximo Texto: Fazenda Santa Maria destina 3.600 ha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.