São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens fardados levam crianças de hospital

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Unicef acusou ontem soldados do Zaire de sequestrar crianças hutus de um hospital do leste do país. O Unicef é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Não ficou claro se os soldados eram os rebeldes da Aliança de Forças Democráticas para a Libertação do Congo-Zaire ou remanescentes das forças do governo na região.
Segundo a porta-voz Francesca Toso disse em Genebra, Suíça, cerca de 20 homens fardados invadiram o hospital de Lwiro (na região fronteiriça do leste do Zaire) e levaram 50 crianças e vários adultos em caminhões, após agredir a pauladas três funcionárias do local.
O incidente teria ocorrido na manhã de sábado. Os soldados teriam disparado suas armas para o alto como forma de alertar os moradores para não saírem de casa.
As crianças, todas refugiadas da etnia hutu com idades entre cinco e dez anos, estavam no hospital sendo tratadas de desnutrição e doenças. O hospital, administrado pela fundação Save the Children (salve as crianças) foi fechado depois do incidente. Não houve nenhum comentário imediato sobre o caso de nenhuma das partes envolvidas.

Texto Anterior: Refugiados hutus reaparecem na selva
Próximo Texto: Defensoria Pública pede exumação no Peru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.