São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bomba mata 1 no sul russo, e tchetchenos são acusados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A explosão de uma bomba na estação de trem de Piatigorsk (sul da Rússia) ontem matou ao menos uma pessoa e feriu outras 17. Foi o segundo atentado em menos de cinco dias no país.
Segundo autoridades russas, os separatistas tchetchenos foram os responsáveis pela explosão de Piatgorsk, 130 km a nordeste da Tchetchênia. Líderes da república separatista negaram as acusações.
O ministro do Interior, Anatoli Kulikov, disse haver "sinais de ligação com terroristas tchetchenos". Na última quarta, duas pessoas morreram na explosão de uma bomba em Armavir, sudeste da Rússia. O atentado também foi atribuído aos tchetchenos.
O presidente russo, Boris Ieltsin, prometeu adotar medidas enérgicas para combater o terrorismo.
Ieltsin disse que, caso se confirme a participação de tchetchenos nos atentados, a república será "repreendida". Segundo as autoridades russas, os líderes tchetchenos devem controlar os radicais se quiserem contar com a colaboração da Federação.
O vice-presidente da república separatista, Vakha Arsanov, negou a participação de tchetchenos nos atentados. "Eu categoricamente declaro que o lado tchetcheno não tomou parte em atentados terroristas ocorridos em território russo", disse Arsanov.
O vice-presidente acusou agentes russos, interessados em prejudicar a relação entre a Rússia e a Tchetchênia, pelos atentados.
Os tchetchenos, após guerra de 21 meses contra os russos, ainda lutam por sua independência. Segundo o acordo de paz firmado em agosto, o status final da república só será estabelecido em 2001.
Um dos líderes rebeldes separatistas, Salman Raduiev, prometeu continuar os ataques a alvos no território russo mesmo depois de assinada a paz.

Texto Anterior: Polícia desarma bomba diante da sede do Sinn Fein
Próximo Texto: Carro-bomba fere deputado da Colômbia; Panamá dá asilo ao equatoriano Bucaram; Milícia texana troca reféns por líder preso; Bomba mata 1 e fere 17 no sul da Rússia; Homem mata dois e se suicida nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.