São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MRTA tem novo líder, dizem guerrilheiros presos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) já tem um novo líder, Pedro Avellaneda, que está foragido.
Conhecido também como "Camarada Eloy" ou "Raúl", Avellaneda teria sido escolhido pelo próprio Néstor Cerpa, líder guerrilheiro morto há uma semana por militares peruanos.
A informação foi dada por dois militantes presos na Bolívia ao jornal "La Razón", de La Paz.
Segundo Martín Serna e Juan Carlos Caballero, o MRTA, reestruturado sob a direção de Avellaneda, não vai se entregar a uma "vingança cega" pela ofensiva militar contra a casa do embaixador do Japão em Lima.
A resposta dos guerrilheiros vai ser política, afirmaram Serna e Caballero, que há quase um ano estão numa penitenciária de segurança máxima de La Paz com mais dois militantes do MRTA, pelo sequestro de um político boliviano.
Os dois descartaram a possibilidade de o MRTA virar um partido político ou desaparecer. Segundo eles, a organização "está infiltrada na sociedade peruana e vai existir enquanto houver pobreza e injustiça social no país".

Texto Anterior: Brasil descarta segurança extra
Próximo Texto: Consulado do Peru é ocupado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.