São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importação de veículos não causou o déficit, diz Valentino

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Anfavea (associação dos fabricantes de veículos), Silvano Valentino, afirmou ontem que as importações de veículos em 97 não podem ser vistas como uma das causas do déficit da balança comercial.
Também reconheceu que o acordo entre Brasil e Argentina, firmado no último domingo, pode reduzir a disponibilidade de mercado para os produtores nacionais e os exportadores de outros países. Isso porque vai permitir aumento das importações favorecidas de veículos argentinos até o ano 2000.
"A afirmação de que as importações são excessivas é equivocada", afirmou Valentino, depois de reunião com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros.
Segundo Valentino, o aumento de 34% nas unidades importadas no primeiro trimestre de 97, em comparação com o mesmo período de 96, é "natural". Em valor, o crescimento seria de 15%. "Estávamos com os pátios cheios em 96 devido a circunstâncias casuais", afirmou.
Dados da Secretaria de Política Econômica mostram que as importações de automóveis passaram de US$ 160 milhões, de janeiro a março de 96, para US$ 442 milhões (mais 176,3%). Mas incluem importadores independentes. Para Valentino, Mendonça de Barros disse que não descarta a restrição ao crédito para conter o consumo interno. A restrição deverá atingir principalmente os carros populares.

Texto Anterior: Exportações devem ter novos incentivos
Próximo Texto: Ipea identifica expansão mais lenta da atividade econômica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.