São Paulo, quinta-feira, 1 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão em depósito militar deixa 27 mortos na Albânia

Polícia diz que as próprias vítimas causaram o acidente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma explosão numa base militar da Albânia matou pelo menos 27 pessoas, 12 delas crianças. Segundo a polícia, a explosão foi provocada pelas próprias vítimas, que usaram tochas para iluminar um depósito subterrâneo de armas.
Elas estariam tentando saquear o arsenal da base de Qafe Shfame, próxima à cidade de Burrel, um centro de mineração de cromo a 80 quilômetros da capital, Tirana.
A televisão albanesa disse que a explosão provocou um incêndio que se espalhou por dois túneis subterrâneos e destruiu vários prédios da base.
Incidentes com armas são relativamente comuns na Albânia e sempre provocam suspeitas.
A situação do arsenal do país é indefinida. Existem 1.500 depósitos de armas espalhados pelo país. Uma grande parte desses arsenais -não se sabe quantos- foi saqueada em março.
Foi a pior fase da revolta armada provocada pela falência de bancos que, com o apoio tácito do governo, trabalhavam com o sistema de investimentos chamado de "pirâmide". O colapso do sistema bancário causou perdas financeiras a centenas de milhares de albaneses.
Segundo dados não-oficiais, foram roubadas durante os distúrbios quase 1 milhão de armas.

Texto Anterior: China liberta mais alto membro do governo preso por Tiananmen
Próximo Texto: Presidente tadjique é ferido em atentado; Brasil prorroga por 2 anos asilo a Stroessner; Suspenso diálogo com separatistas nos EUA; Jordaniano esfaqueia turista israelense; Para EUA, Irã é o maior patrocinador do terror; Deputada argentina estapeia colega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.