São Paulo, sábado, 3 de maio de 1997
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Aumentam as ofertas e os preços diminuem

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

O consumidor paulistano esteve longe dos supermercados em abril. E quem foi comprou pouco. Para vender mais, as redes aumentaram as promoções e, mesmo assim, dados preliminares mostram que as vendas devem terminar o mês com queda de 10% no faturamento real (descontada a inflação) em relação a março.
Os empresários do setor estão assustados com essa queda brusca. A redução era até esperada, mas não em níveis tão elevados como ocorreu, afirma Omar Assaf, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados).
O recuo do faturamento foi tão acentuado que deve eliminar o ganho acumulado de 1,43% registrado nas vendas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 96.
A pergunta que fica, diz Assaf, é se abril foi apenas um período atípico ou se essa trajetória das vendas mostra um novo comportamento da economia. O presidente da Apas diz que a indústria e o varejo teriam de fazer grandes adaptações para esta última hipótese.
O aumento das promoções e a entrada da safra agrícola forçaram a queda dos preços praticados pelos supermercados de São Paulo. A queda foi de 1,7% em abril. Só nesta semana o recuo foi de 0,69%, o quarto consecutivo. Nos hipermercados, a queda foi de 1,19% na semana, acumulando 0,29% no mês passado.
Os dados são do Datafolha, que faz acompanhamento semanal de preços em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.
A pesquisa abrange os setores de alimentos e produtos de higiene e de limpeza. Houve tendência geral de queda, à exceção de alguns produtos industrializados.
A queda dos preços ocorreu principalmente devido ao recuo registrado no setor de alimentos. Com a entrada da safra e o aumento de oferta, os preços recuaram.

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