São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate eleitoral é antecipado

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT decidiu antecipar para o próximo mês o início da discussão oficial sobre o nome que representá-lo na eleição presidencial de 98.
"Agora que a discussão já é pública, temos que encaminhá-la no partido", disse José Dirceu, referindo-se à entrevista do ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro, publicada pela Folha em sua edição de ontem.
Na entrevista, Genro reivindica que o nome seja escolhido no máximo até agosto, embora o prazo ideal, no seu entender, fosse o final de maio. Dirceu queria tratar do assunto só a partir de agosto.
Genro é nome quase consensual para enfrentar FHC pelo PT, caso Lula não queira concorrer, mas afirmou que não aceitará uma candidatura em dezembro de 97, que é o prazo de definição defendido pelo principal líder do petismo.
"Acho improvável que saia candidato até agosto", declarou Dirceu. Lula, Genro e Dirceu viajam juntos para o Chile nos próximos dias. Lula nem examina a hipótese de definir-se antes do final do ano.
Dirceu concorda com ele sobre o calendário petista. Argumenta que há lutas pontuais contra o governo federal que seriam prejudicadas caso o PT lançasse logo uma candidatura presidencial.
As declarações de Genro agitaram a reunião do Diretório Nacional do PT. A interpretação mais utilizada diz que o ex-prefeito recebeu sinais sobre a disposição de Lula aceitar a terceira candidatura presidencial e não quer mais depender da oscilação de Lula.
Genro e Lula discordam também sobre alianças. O ex-prefeito quer limitá-las à esquerda. Lula acha possível ampliar.

Texto Anterior: PT mantém Buaiz, mas exige ataque a FHC
Próximo Texto: Petistas reagem a plano dos sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.