São Paulo, segunda-feira, 5 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

África e México entram nas receitas do Norman's

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

A cerca de uma hora e meia de carro pela costa de Miami, em Coral Gables, fica um dos mais agitados restaurantes da Grande Miami. Trata-se do Norman's.
O dono e "chef", Norman van Aken, faz parte do cenário gastronômico local há uma década, com vários restaurantes.
Sua exuberante abordagem das cozinhas caribenha e americana, incluindo sabores vindos da África e do México, é exteriorizada com elegância e esmero visual.
Apenas ler o menu detalhado do Norman's já é um evento. Eis um exemplo de jantar: lombo de porco com grãos haitianos, toupeira do século 21, creme de banana defumada com cebola vermelha, feijão preto com molho de milho.
Não conseguimos precisar o que torna superiores os grãos do Haiti. Nem o nosso garçom pôde explicar a referência cronológica à toupeira. Mas foi divertido tentar.
Toda essa especulação foi em vão. Assado em forno a lenha, o porco estava seco e duro -o único desapontamento em uma excitante e iluminadora refeição.
O Norman's está instalado em um lugar grande, ventilado e feito de terracota e estuque. Tem arcos mouriscos, dois amplos fornos a lenha e uma iluminação difusa.
Carona
Devido ao fato de termos feito um desvio acidental, que nos meteu em o que parece ser uma parte dos Everglades, chegamos 45 minutos atrasados. Tivemos de esperar no bar até que uma mesa no andar superior fosse liberada.
Apesar de as mesas na varanda serem agradáveis, você deve pedir lugar no festivo salão principal.
Quanto à comida, vários antepastos fazem valer a pena ir a Coral Gables até de carona.
O ensopado de mariscos é uma brilhante combinação de longas e tenras fatias de moluscos em um creme tingido com açafrão, iscas frescas de laranja, anis e coco.
Os primeiros caranguejos de casco mole da estação estavam deliciosos quando salpicados com fubá, perfeitamente cozidos e dispostos em manteiga cítrica, batatas e cebolas vermelhas.
A fritada de bacalhau estava livre de óleo e carnuda, não tão apimentada quanto deveria, mas satisfatória, com seu molho avivado por uma fraca pimenta.
Surpreendente é a variedade de pratos principais. Frutos do mar são certamente um ponto alto, como fica comprovado pelo caranho em manteiga cítrica, com talos de aspargos e pasta de batata.
Também excelente é o escalope de pescado, em macio purê de batata-doce, com milho fresco, vinagrete de limão e lascas de toicinho -parece coisa demais para uma boca só, mas o prato funciona.
Uma criação que afunda em seu próprio peso é o ravióli recheado com uma massa de camarões e caranguejos e servido com alho-poró, tomates, creme de mostarda e vinagre balsâmico.
Entre os pratos dispensáveis, está o imperdoavelmente rico filé de lombo de carneiro -forma reduzida do guisado de perna de carneiro-, com cogumelos selvagens e vinho tinto.
Os garçons do Norman's encontram um desafio permanente em tentar se manter em dia com o esporte imaginativo do "chef". Eles se esforçam, mas, numa noite, o serviço estava lento e inconstante.
Restaurante desse calibre não deveria imprimir a carta de vinhos em letras microscópicas. A seleção é baseada nos grandes nomes vinícolas, com os preços girando em torno de US$ 25, e daí para cima.
Sobremesas são polimorfas. Experimente o vertical strudel recheado com tâmaras, servido com sorvete de gengibre e molho de tomilho, e o flã de bananas carameladas ao rum com biscoitos.

Norman's - 21 Almeria av., tel. local (305) 446-6767, Coral Gables. Atende de segunda a sexta, no almoço, e de segunda a sábado, no jantar.

Texto Anterior: Allen's funde doce e salgado
Próximo Texto: China Grill serve criação e leveza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.