São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Implantação do Sivam deve começar ainda neste mês

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Aeronáutica deverá começar oficialmente neste mês a implantação do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) com a assinatura de documentos do empréstimo externo que irá custear o projeto.
Mas, para deslanchar definitivamente, o Sivam ainda tem de vencer mais duas ações populares que questionam a validade do contrato firmado com a empresa norte-americana Raytheon para o fornecimento dos equipamentos para o projeto.
Com as cartas de crédito assinadas, o Ministério da Aeronáutica poderá finalmente dar partida ao projeto, depois de um atraso de mais de dois anos, decorrente da polêmica em torno do Sivam.
Ainda assim, ficará pendente a decisão da Justiça sobre a validade do contrato com a Raytheon em duas ações populares movidas contra o projeto em Campinas (SP) e Brasília.
Cronograma
O Sivam se destina a vigiar os espaços aéreo e terrestre da Amazônia por meio de um sistema combinado de radares e satélites. Também irá colher informações sobre meio ambiente, reservas indígenas e recursos minerais.
O cronograma do primeiro dos cinco anos de implantação do Sivam prevê, entre outras coisas, o início do desenvolvimento do software (programa de computador) que irá gerenciá-lo.
Fraude
O software que será empregado no gerenciamento do sistema de vigilância acabou provocando uma das maiores polêmicas em torno do projeto.
Em 1995, foi descoberto que guias da Previdência já tinham sido fraudadas pela Esca, a empresa escolhida (sem licitação) para gerenciar o projeto e manejar o software com informações sobre questões militares, meio ambiente e telecomunicações.
O manejo dessas informações é considerado um problema de segurança nacional. Para contornar o problema, o governo federal afastou a Esca do programa, contratou o núcleo de funcionários da empresa e delegou a tarefa de gerenciar o projeto para o próprio Ministério da Aeronáutica.
Ainda no primeiro ano de implantação do Sivam, será feito um levantamento de campo onde serão instalados os equipamentos do Sivam na Amazônia e a elaboração de projetos de edificação.

Texto Anterior: OAB-SC pede impeachment do governador
Próximo Texto: Suruagy diz que reagiu a 'bagunça'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.