São Paulo, sábado, 10 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A esquerda dá sinal de vida

CLÓVIS ROSSI

Marbella Resort (Chile) - Se eu fosse de esquerda, não escolheria o Marbella Resort, 160 km ao norte de Santiago, para discutir alternativas ao neoliberalismo, o novo nome do capitalismo.
Afinal, o Resort tem tudo o que o capitalismo oferece aos "incluídos", de golfe a equitação.
Talvez tenha sido escolhido porque o texto-base que partidos e personalidades de centro-esquerda e esquerda da América Latina vão discutir hoje e amanhã não cita uma única vezinha a palavra socialismo.
No lugar dela, entra "democratizar a economia de mercado". Rendição? Conversão à social-democracia? Não, responde Roberto Mangabeira Unger, filósofo, professor de direito na Universidade de Harvard (EUA) e brizolista.
Para Mangabeira Unger, a versão européia da social-democracia, a rigor a única que ainda existe, é apenas "o neoliberalismo com desconto".
Bela frase, embora algo injusta. Traduzida, significa que o pessoal que se reunirá neste fim-de-semana no Chile não quer apenas amenizar os efeitos negativos do capitalismo, pela via das famosas "políticas compensatórias".
Quer democratizar o capitalismo, espalhando suas benesses para todos.
Poderão ser acusados de tudo, menos de saudosistas. O texto-base diz: "Defendemos um Estado forte e democratizado, não o Estado que temos ou tivemos".
Tomado ao pé da letra, pode-se ler como: não queremos mais um Estado que é (ou era) proprietário de empresas como a Vale.
Do lado brasileiro, estarão presentes Lula, José Dirceu, Tarso Genro e Marco Aurélio Garcia, pelo PT, Leonel Brizola, pelo PDT, Célio de Castro (PSB, prefeito de Belo Horizonte), Ciro Gomes (PSDB), Zaire Rezende (deputado federal do PMDB-MG). E, talvez, Itamar Franco.
Não creio que, com essa turma toda, dê tempo para aproveitar o golfe, mesmo que eu soubesse jogar.

Texto Anterior: FOGO CONTROLADO
Próximo Texto: A Fiesp e a política
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.