São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Posição é estreita, diz Gabeira

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) -militante na defesa de políticas mais liberais em relação ao uso de drogas- critica a posição americana e diz que ela "é estreita".
"Eles trabalham com repressão e aversão à idéia de legalizar qualquer tipo de droga. Isso não é realista e não funciona."
Segundo ele, o caminho é aliar programas de educação à legalização progressiva de algumas drogas. "Temos que trabalhar basicamente ensinando as pessoas a negociar a sua própria vontade."
Gabeira reconhece que a posição dos EUA está ficando "mais branda". "Antes, eles falavam em uma guerra às drogas. Hoje, já reconhecem que é preciso educar, mas continuam achando que o caminho mais eficaz é o da repressão."
Se as drogas fossem liberadas, o deputado diz que o caminho seria o mesmo do cigarro. "No início, haveria um aumento do consumo. Mas, com campanhas de educação, esse consumo cairia."
Gabeira participou em 96 de uma comissão na Câmara dos Deputados que elaborou projeto para acabar com a pena de prisão para usuários de drogas (pela lei vigente o usuário pode pegar até dois anos de prisão). O projeto hoje está no Senado.

Texto Anterior: "Legalização é pior saída para combater as drogas"
Próximo Texto: Ministério usa 4% de sua verba até março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.