São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim de feira

MARCELO CHERTO

Achei bem fraquinha a Feira de Franquias promovida pela Associação Internacional de Franchising, em Washington. Sem qualquer bairrismo, as nossas feiras dão de dez a zero nela. De bom, apenas alguns dos seminários que aconteceram em paralelo.
E, é claro, a palestra do meu guru Bud Hadfield, fundador da Kwik Kopy, que abriu o evento. Quando me viu, Bud abriu os braços e gritou (em português mesmo): "Hei, amigo!". E me deu um abraço de urso que quase me rachou em dois.
No mais, poucos estandes de franqueadores de primeira linha e muita tranqueira. Aliás, a maior parte dos franqueadores americanos que visito acha que participar de feiras de franquias não vale a pena: tem muito curioso e pouco negócio. Para eles, o custo não compensa o resultado.
*
A americana Mail Boxes, Etc, que já tem um master franqueado no Brasil, dá tamanha importância ao relacionamento com seus franqueados que resolveu criar uma vice-presidência dedicada a isso. Acredito que esse movimento será imitado por outros. Afinal, manter um bom relacionamento com os franqueados deveria ser a maior preocupação de qualquer franqueador.
*
A Choice Hotels, que, com seus sete tipos de franquias (Quality Inn, Clarion Inn, Comfort Inn, Sleep Inn, Rodeway, Econo Lodge e Main Stay) é a maior franqueadora de hotéis do mundo todo, acaba de se dividir em duas empresas: uma dedicada a administrar os 70 hotéis que pertencem à própria Choice e outra que se dedicará exclusivamente a selecionar, treinar e motivar franqueados e a administrar o relacionamento com a rede. Ou seja: uma empresa franqueadora, cujo único "produto" são as franquias.
*
Quem está de olho no Brasil é a Dairy Queen, que tem mais de 6.100 franquias de fast food (Dairy Queen, Dairy Queen Brazier, Orange Julius, Just Juices e Karamel Korn) espalhadas por diversos países. Para o Brasil, pretende trazer um conceito que está dando muito certo em várias paragens, que combina sorvetes e hot-dogs. Executivos da franqueadora têm visitado o país e estão bem-informados a respeito do potencial de nosso mercado.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

Texto Anterior: Globalização não espanta segmentação
Próximo Texto: Vale privatizada deve se tornar mais ágil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.