São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Democracia veio em 1993

JOANA BRASILEIRO
DA ENVIADA ESPECIAL

No fim da Segunda Guerra Mundial, começou a mudança política, com o direito de voto dos 2.000 proprietários de terras alfabetizados. Os outros 34 mil habitantes ficaram de fora.
Em 1952 surgem dois partidos: o SPUP (Partido do Povo de Seychelles), de France Albert René, que fazia campanha pela independência, e o SDP (Partido Democrático de Seychelles), de James Mancham, ligado aos britânicos.
James Mancham se tornou presidente, e Albert René, primeiro-ministro.
Em 1977, enquanto Mancham estava numa conferência em Londres, René deu um golpe e virou presidente. Nova constituição foi adotada, o SPUP trocou de nome e virou partido único. Mancham e seus aliados foram exilados.
Com o fim da Guerra Fria, uma onda democrática chega às ilhas. Depois de 15 anos no poder, o presidente René anuncia a transformação política de Seychelles em um sistema democrático pluripartidário.
James Mancham retorna do exílio para disputar as eleições diretas, em 1993, mas perde para René.
(JB)

Texto Anterior: Soberania variou de franceses a ingleses
Próximo Texto: Comida mistura continentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.