São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flores e nomes; "The write stuff"; Cidade vale ouro; Diamantes são de 1866; Guia turístico

SILVIO CIOFFI

Flores e nomes
Cabo, Orange, Transvaal e Natal são as Províncias da África do Sul, um país biocêanico com 3.000 quilômetros de costa e que tem numa flor chamada protea, seu símbolo tradicional. Encontrada em todo o território, a protea, cujo nome científico é "Linnaea borealis", homenagem ao naturalista sueco Carl von Lineu (1707-1778).

"The write stuff"
Duas das mais importantes escritoras sul-africanas são brancas, escrevem em inglês e, em suas obras, falam dos impasses raciais e da natureza. Doris Lessing, 77, nasceu no Irã e mora em Londres. Nadine Gordimer, 74, filha de um judeu lituano e de uma inglesa, mora em Johannesburgo e recebeu o Nobel de Literatura em 1994.

Cidade vale ouro
Maior cidade do país, Johannesburgo foi fundada em 1886, em decorrência da mineração de ouro. Localizada num planalto a 1.800 m de altitude, é violenta e está longe de ser uma cidade turística. Centro de boas compras, tem no shopping center de Sandton as melhores lojas, restaurantes, cinemas e um hotel Inter-Continental.

Diamantes são de 1866
O primeiro foi o Eureka, achado em 1866 por uma criança que brincava em Hopetown. Cinco anos depois, a 128 km dali, foram detectadas na fazenda dos irmão De Beers as minas de Kimberley. Entre os diamantes mais famosos encontrados no país estão o Esperança Azul, o Koh-I-Noo e o Cullinan, que atingiu peso bruto de 3.106 quilates em 1905.

Guia turístico
Entre os bons guias sobre a África do Sul, o "Insight Guides" (que custa 100 rands, ou US$ 22) é um dos mais completos. Com 370 páginas, tem informações históricas e dicas sobre o país.
(SC)

Texto Anterior: Segregação sobrevive em Johannesburgo
Próximo Texto: Vila mostra os costumes das tribos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.