São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila mostra os costumes das tribos

Culinária é destaque

CLÁUDIA PIRES
DA ENVIADA ESPECIAL À ÁFRICA DO SUL

Passar algumas horas na vila cultural Lesedi é um bom programa para quem quiser conhecer a cultura negra da África do Sul.
O local, construído há cerca de dois anos e mantido por grupos privados, mostra um pouco dos hábitos e da história das quatro principais tribos negras sul-africanas: zulu, sotho, xhosa e pedi.
A vila fica a uma hora de Johannesburgo e funciona também como restaurante e pousada. As visitas têm de ser agendadas.
Para mostrar a cultura das quatro tribos, foram construídas no local pequenas aldeias. Em cada uma delas mora um chefe ou patriarca, com suas esposas e filhos.
Seguindo os costumes das tribos, o patriarca tem mais de uma esposa e muitos filhos.
Durante a visita, o turista conhece cada patriarca, ouve sobre os costumes das tribos e os problemas enfrentados pela segregação.
Os guias não escondem que o problema racial ainda existe. Eles afirmam que a criação desse tipo de local é uma tentativa de manter vivas as tradições negras no país e, é claro, atrair mais turistas.
Antes de terminar cada passeio, o visitante também assiste a uma apresentação de dança e música típica de cada aldeia.
Culinária
A melhor parte da visita é a culinária. O almoço e o jantar incluem grande variedade de pratos da comida típica das tribos africanas. Tudo muito bem preparado.
O preço da refeição é um pouco alto para os padrões sul-africanos, mas satisfatório para quem está acostumado a comer fora em restaurantes paulistanos.
A refeição custa de 125 a 145 rands (de R$ 29 a R$ 34) por pessoa e inclui bebidas e sobremesa.
Entre os destaques da culinária estão o cordeiro assado, feito com tempero picante ou refogado com legumes, e vários tipos de feijão cozido.

Lesedi Cultural Village - Informações e reservas pelos tels. locais (01205) 51394 ou (082) 600-5000. Fax: (01205) 51433.

Texto Anterior: Flores e nomes; "The write stuff"; Cidade vale ouro; Diamantes são de 1866; Guia turístico
Próximo Texto: Soweto procura dar dignidade à miséria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.