São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal consegue "presentes" de TVs

MAURO TAGLIAFERRI
DO ENVIADO AO RIO

As emissoras de TV que integram o "pool" para gerar imagens do julgamento de Paula Thomaz reformaram a iluminação e o sistema de som do plenário do 1º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro.
Os lustres do salão tiveram suas lâmpadas incandescentes trocadas por similares fluorescentes compactas, bem mais luminosas. Cerca de 60 delas foram instaladas em dois lustres da sala.
Seis auto-falantes também foram comprados para substituir os antigos. As aquisições das lâmpadas e das caixas de som já haviam sido feitas para o julgamento de Guilherme de Pádua, em janeiro, pois as emissoras acreditavam na possibilidade de transmiti-lo.
O Judiciário do Rio, no entanto, vetou a geração de imagens do plenário, que, assim, ganhou som e luz "de graça".
Agora, no julgamento de Paula Thomaz, houve acordo entre as TVs e o Órgão Especial do tribunal para a transmissão, ao vivo, de flashes do julgamento. O plenário saiu ganhando de novo.
Desta vez, os cinco microfones (para juiz, promotores, advogados e depoentes) do salão foram substituídos por novos. Os organizadores do "pool" dizem não esperar vê-los de volta.
Equipamento
Além das reformas no salão, também foram instalados quatro microfones direcionais para captar o som dos debates e duas câmeras, uma no balcão acima da platéia (de frente para o juiz) e outra, uma minicâmera operada por controle remoto, atrás dos promotores (de frente para a cadeira do depoente).
Participam do "pool" as emissoras Globo, Bandeirantes, Record, SBT, Manchete, Globonews, TVE e CNT. Cerca de 500 profissionais estão envolvidos na transmissão.
O equipamento de dentro do plenário pertence à Globo. À Bandeirantes, coube fornecer geradores de energia elétrica -a rede do prédio do tribunal seria insuficiente.
Já a Manchete ficou encarregada de levar as imagens do julgamento, via cabo, a uma sala do Tribunal de Justiça do Rio, onde alunos da Escola Superior de Magistratura acompanham o julgamento.
(MT)

Texto Anterior: Segurança é menor que no júri de Pádua
Próximo Texto: Em solidariedade, artistas vão ao plenário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.