São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peru captura seis soldados do Equador

Países disputam território fronteiriço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente do Congresso do Peru, Víctor Joy Way, confirmou que as forças de seu país capturaram seis militares equatorianos que carregavam armas e explosivos em território peruano.
A informação havia sido dada, horas antes, pelo Ministério da Defesa do Equador.
"Ontem (anteontem), seis soldados equatorianos foram detidos após terem entrado 7 km em nosso território", afirmou Joy Way.
O Ministério da Defesa do Equador disse que a captura era "descumprimento das disposições da cartilha de segurança que regulamenta as atividades na região".
Os soldados capturados serão entregues à Missão de Observadores Militares Equador-Peru, disse Joy Way. A Momep, com delegações de Brasil, Argentina, Chile e EUA (países garantes da paz na região), supervisiona a zona desmilitarizada na cordilheira do Condor, local dos confrontos de 95.
Peru e Equador entraram em conflito mais de uma vez nos últimos 60 anos por territórios fronteiriços. O último confronto ocorreu há dois anos, quando por cerca de um mês tropas dos dois países se enfrentaram. Em fevereiro de 95, a assinatura de um acordo de paz encerrou os conflitos.
Ontem, enviados equatorianos e peruanos se reuniram em Brasília para definir sua linha fronteiriça.
Fujimori
Em comunicado oficial, foi informado ontem que o tecido retirado da boca do presidente do Peru, Alberto Fujimori, é um tumor benigno. Fujimori foi submetido a uma cirurgia na último domingo. Ontem, o presidente peruano começou a retomar suas atividades.

Texto Anterior: Rússia e Otan anunciam acordo de parceria
Próximo Texto: Trabalhistas divulgam pacote de governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.