São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frei Damião, em coma, é operado

Cirurgia é bem sucedida, mas estado de saúde piora

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Frei Damião de Bozzano, 98, foi operado na noite de anteontem, no Hospital Português, em Recife (PE), dois dias após sofrer um derrame cerebral e entrar em coma.
O religioso foi submetido a uma traqueostomia, cirurgia que consiste na abertura de um orifício na garganta para introdução de um tubo. O objetivo é melhorar a respiração e facilitar a retirada de secreções dos pulmões.
A operação, segundo os médicos, foi bem-sucedida, mas o estado de saúde do frade piorou na madrugada de ontem. Os problemas respiratórios agravaram-se e o estado de coma aprofundou-se.
Às 17h de ontem, o frei respirava com a ajuda de um aparelho e, segundo o pneumologista Blancard Torres, que atende o religioso há sete anos, o quadro era "quase irreversível". O risco de uma parada respiratória, disse, era "iminente".
Frei Damião, que no Nordeste é comparado ao padre Cícero, foi internado há 11 dias, com problemas respiratórios. Na madrugada do dia 13, ele sofreu um derrame cerebral e entrou em coma.
A hemorragia, afirmou o neurocirurgião Alfredo Costa Neto, atingiu a "parte profunda" do lado direito do cérebro, numa área que comanda funções vitais como a pressão arterial e a motricidade.
O religioso, que estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), foi transferido para um quarto equipado com aparelhos de emergência.
Mesmo sem poder receber visitas, alguns fiéis e religiosos circularam ontem nos corredores do hospital, na esperança de ver o paciente.
Algumas pessoas, como o padre Alfredo dos Santos -que conhece Damião há 60 anos- conseguiram entrar no quarto com a ajuda do frei Fernando Rossi, principal assessor do frade.

Texto Anterior: Brasil joga fora R$ 20 mi em antibióticos
Próximo Texto: Programa muda conduta sexual de portuários em Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.