São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Brasil participa de provão internacional
FERNANDO ROSSETTI
A avaliação será a mais abrangente já realizada na região -que tem pouca tradição em participar de testes que permitem comparações entre sistemas de ensino. A iniciativa é da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e está sendo implementada no país pela Secretaria de Avaliação e Informações Educacionais do Ministério da Educação (Sediae-MEC). No ano passado já foram aplicadas provas experimentais em Curitiba (PR) e Recife (PE), envolvendo seis escolas em cada cidade e, ao todo, 770 alunos. A prova definitiva começa a ser aplicada este mês em países membros do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação, da Unesco. Outubro As provas no Brasil deverão ocorrer em torno de outubro, em três Estados representativos das diferentes realidades regionais do país. A amostra será de cerca de 120 escolas e 5.000 alunos, segundo a Sediae-MEC. "O mais interessante é que, além das provas, serão aplicados questionários junto a diretores de escolas, professores, alunos e mães ou responsáveis", afirma Ana Lucia Jatoba, da secretaria. Assim, os resultados, além de fornecerem dados sobre o desempenho dos alunos, mostrarão como os participantes dos diferentes sistemas de ensino encaram a questão da educação. Na semana passada o MEC sediou em Brasília um encontro da Oficina Regional de Educação para a América Latina e Caribe, para discutir detalhes técnicos da aplicação da prova. Ainda não foi decidido como os resultados da avaliação serão divulgados. Ou seja, ainda não se sabe se os países participantes aceitarão a divulgação de um ranking que compare os resultados de cada sistema de ensino. Resultados Até o final do ano, as provas já deverão ter sido aplicadas nos 15 países. A análise dos dados deve ocorrer durante o primeiro semestre de 1998 e os resultados preliminares começam a ser divulgados em setembro de 1998. A idéia básica é semelhante à das outras provas padronizadas que vêm sendo aplicadas no Brasil, como o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e o provão: fornecer dados que permitam a elaboração de políticas de melhoria da qualidade da educação. Texto Anterior: Nova lei exige cardápio braile Próximo Texto: Radar do Sivam vai alertar sobre enchentes Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |