São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radar do Sivam vai alertar sobre enchentes

DA FOLHA VALE

O ministro da Aeronáutica, Lelio Viana Lôbo, participa hoje em São José dos Campos (97 km de SP), da solenidade de entrega do primeiro radar meteorológico de um lote de dez unidades encomendadas pelo governo.
O equipamento será usado no projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), para maior cobertura do território nacional -até 100% da área.
O radar -o Doppler Banda S- é o mais avançado do mercado e foi desenvolvido pela empresa Tectelcom Aeroespacial, de São José, em parceria com o Ministério da Aeronáutica. Segundo a Tectelcom, o radar é capaz de detectar, acompanhar e quantificar chuvas fracas, tempestades e chuvas de granizo a uma distância de 400 quilômetros.
O radar também possibilita a medição da intensidade da chuva e a velocidade dos ventos. O valor do contrato não foi revelado pelo ministério.
O objetivo do governo é usar os radares principalmente para proteção a vôos e atendimento à Defesa Civil no alerta a enchentes. No Sivam, o radar vai auxiliar a rede prevista no sistema para controle de fronteiras.
O projeto do radar é da empresa Tecnasa, de São José, que vendeu os direitos de produção para a Tectelcom em 95.

Texto Anterior: Brasil participa de provão internacional
Próximo Texto: Soldado tem infarto após treino militar em Taubaté
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.