São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centrais e ONGs farão protestos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Orit, as centrais sindicais e as organizações não-governamentais das Américas vão organizar uma série de manifestações pelo continente para pressionar os países integrantes da Alca a aceitar a realização do Foro Sindical de Trabalhadores na discussão desse bloco.
As entidades representativas dos trabalhadores e dos movimentos sociais, reunidas no "Fórum Paralelo Nossa América", em Belo Horizonte, não concordam com a rejeição da proposta de criar o foro como evento oficial da Alca.
Por isso, foi criada uma "rede de aliança" dessas organizações para lutar contra o que chamam de "aspectos nocivos e prejudiciais", segundo a mexicana Bertha Lujan (Frente Autêntica do Trabalho).
Essa "nova frente de luta", segundo Luis Anderson, secretário-geral da Orit (Organização Regional Interamericana dos Trabalhadores), quer pressionar principalmente os países que estão impedindo a criação do foro sindical: México, Honduras, Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Jamaica e Trinidad e Tobago.
Segundo Lujan, a intenção é ajudar os sindicatos a se organizar nesses países, de forma que eles realizem manifestações para pressionar os seus governos. Mas manifestações conjuntas de todos os países também vão acontecer.
A Orit não descarta a diplomacia para continuar negociando nem a convocação de uma greve geral.
"Podem ter certeza de que várias ações serão tomadas. Não vamos nos aquietar diante da situação", afirmou o presidente da Orit, o canadense Dick Martin.
O presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, disse que ainda neste ano vai ocorrer a primeira manifestação. Na área do Mercosul, a idéia é reunir os sindicatos na cidade de Foz do Iguaçu (PR), de onde sairia uma grande carreata.
Ontem, os sindicatos e ONGs voltaram a defender a adoção da cláusula social em declaração divulgada durante o fórum paralelo.

Texto Anterior: Sindicalismo fica de fora
Próximo Texto: País rejeita proposta européia para carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.