São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES e fundos evitam queda da Bolsa

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O BNDES e os fundos de pensão de estatais entraram comprando ontem no mercado para evitar que a crise política derrubasse ainda mais as Bolsas de Valores. Segundo a Folha apurou, a operação "socorro" do governo começou ainda no final da tarde de quarta.
E o responsável pela maior parte das operações teria sido um banco de investimentos com sede no Rio.
Essas compras -e o fato de muitos investidores terem aproveitado para comprar após a queda das cotações de quarta-feira- fizeram o Ibovespa chegar a subir 2,7%, ainda no início da tarde.
Contribuiu para essa alta o boato de que o jornalista da Folha Fernando Rodrigues, autor das reportagens em que deputados afirmam ter vendido seus votos, teria sido demitido. À tarde, a direção do jornal desmentiu o falso boato, e as cotações caíram.
Ainda na onda dos boatos, muitos operadores especulavam que as revistas do final de semana vão trazer mais detalhes sobre a suposta compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição.
Assim, o mercado deixou de ser comprador, e o Ibovespa chegou a registrar variação negativa, com queda de até 0,25%.
No final do dia, o Ibovespa fechou com 10.353 pontos, subindo 0,68% com relação a quarta-feira e movimentando R$ 793 milhões.
Ocorre ainda que muitos grandes investidores estão preferindo vender Telebrás PN para apurar os lucros com a alta que o papel tem registrado nos últimos meses.
Alta de 65%
Desde o início do ano, esse papel subiu 65%, concentrando em média 60% dos negócios da Bovespa.
O receio de alguns operadores é o escândalo aumentar e passar a espantar os investidores estrangeiros, o que certamente derrubaria as cotações da Bolsa, especialmente as da Telebrás.
Reforça essa tese a informação segundo a qual alguns bancos estrangeiros de investimento estariam começando a cogitar em reduzir a participação do Brasil na carteira dos chamados mercados emergentes.
Dólar e juros
No mercado futuro de dólar e juros, o dia foi mais calmo, com queda das cotações da moeda norte-americana e das taxas projetadas.

E-mail: mercado@uol.com.br

Texto Anterior: Mappin acerta compra da Mesbla
Próximo Texto: Aumenta o rombo nas contas externas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.