São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Máquina contraria física", diz professor

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITIRA (MG)

Exibidas em feiras até o século passado, como curiosidade, as supostas máquinas do movimento perpétuo nunca chegaram a demonstrar que poderiam exercer algum trabalho sem necessidade de uma fonte externa de energia.
A literatura pesquisada pela cineasta Eliane Caffé para a realização de seu filme registra alguns aparelhos que chegaram a enganar curiosos por algum tempo.
Um desses aparelhos é a máquina supostamente movida a vapor "inventada" por John E.W. Keely. Por mais de uma década, ela conseguiu enganar os moradores de Filadélfia (EUA). Com a morte de Keely, porém, descobriu-se que ela era movida a ar comprimido.
Desde a Renascença, o pintor e cientista Leonardo Da Vinci já alertava para a perda de tempo que significavam as tentativas para se chegar a essa máquina .
Em um texto ele comparou seus "inventores" aos alquimistas que procuravam pela pedra filosofal, substância que hipoteticamente transformaria chumbo em ouro.
O professor Carlos Heitor d'Ávila Fonseca, do departamento de física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), explica como reconhecer uma fraude nas máquinas do moto-perpétuo.
"Existem máquinas em que o truque é grosseiro, bastando observar o momento em que a energia supostamente seria criada. Por exemplo, uma cadeira que começa a se movimentar sozinha", disse.
Segundo ele, essas máquinas estariam violando a primeira lei da termodinâmica que, em essência, diz que a energia não pode ser criada ou destruída.
"Uma usina hidrelétrica produz a energia da queda da água do reservatório", explica.
Existem, no entanto, máquinas do movimento perpétuo onde essa lei é respeitada e é possível observar de onde vem a energia.
Neste caso, segundo Fonseca, estaria sendo violada a segunda lei da termodinâmica.
"Essa lei diz que não é possível transformar toda o calor em energia mecânica." Ele cita o exemplo de um motor de automóvel, em que apenas cerca de 30% do calor gerado pela combustão da gasolina é aproveitado.
(CHS)

Texto Anterior: Ex-mecânico tentou produzir o invento
Próximo Texto: 'Um Anjo em Minha Vida' mistura fé e orgulho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.