São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maxim's vende adega histórica

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA FOLHA

Um pedaço da história gastronômica da França será vendida no dia 4 de junho em Paris, data em que parte da adega do restaurante Maxim's será leiloada por decisão do costureiro Pierre Cardin, proprietário do restaurante e da grife.
O leilão abarca apenas pequena parte (8.000) das 100 mil garrafas armazenadas na histórica "cave" da rue Royale. Mas é provavelmente o pedaço mais valioso que será vendido. São garrafas como a de um Château Mouton-Rothschild 1945 (com rótulo comemorativo do final da guerra), de um Château Margaux 1908, de destilados centenários (um Cognac de 1830, um Armagnac de 1850).
Segundo Cardin, o leilão acontece porque a adega está abarrotada, precisando de espaço, e muitos vinhos mais antigos estariam correndo o risco de estragar. Pelos seus cálculos, seriam necessários 40 anos para consumir todo o vinho ali guardado.
Outra explicação provável é que o restaurante já não vive mais seus tempos áureos, e esta é uma forma eficaz de publicidade, além de uma fácil injeção de capital.
O Maxim's et George's foi fundado em 1893 por Maxime Gaillard e Georges Everaet. No começo do século, já em outras mãos e com o nome atual, torna-se centro da vida chique parisiense. E assim prossegue, aliando ao esnobismo de sua clientela uma belíssima decoração art nouveau e uma cozinha de alta qualidade.
Nos 80, foi comprado por Pierre Cardin, que abriu filiais em lugares tão distintos quanto Rio de Janeiro e Pequim. Mas o Maxim's deixou de ser a referência gastronômica que foi no passado, tornando-se reduto de turistas que não se importam em pagar fortunas por pratos ultrapassados, embora servidos num cenário de sonho.

Leilão: vinhos da adega do Maxim's
Onde: rue Royale, 3, Paris
Quando: 4 de junho
Leiloeiro: Jacques Tajan Telefone: (00331) 42 66 92 25

Texto Anterior: Siga a receita de perfeição da confeiteira Mari Hirata
Próximo Texto: In Città Itaim faz 10 anos e quer maioridade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.