São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

In Città Itaim faz 10 anos e quer maioridade

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

É difícil um restaurante chamar-se In Città Itaim e ter caminho próprio, sem comparações com a casa mãe. Mas é o que tentam fazer seus proprietários desde que se tornaram independentes.
Recapitulando: o In Città da rua Oscar Freire existe desde 1980 com sua cozinha principalmente bolonhesa. Uma de suas fundadoras, Monika Galloni, permanece à frente da casa. A filial no Itaim abriu em 1986 e comemora dez anos.
Era uma sociedade de Monika, seu marido Carlo, a filha e o genro. Estes dois últimos -Carla Galloni, 35, formada em administração, e Ricardo Tedeschi, 36, engenheiro mecânico- tornaram-se os únicos donos em 1990. Uma vez independentes, buscam a maioridade do In Città Itaim.
O cardápio tem diferenças da ex-matriz, mas os carros-chefes continuam parecidos. As massas são compradas na rotisserie de Monika. E mãe e filha vivem tricotando os assuntos que as unem -com isso, as novas receitas de uma terminam à mesa de outra.
Deixando as comparações de lado, é interessante ver que a casa mais jovem vai atingindo uma estabilidade que não tinha. O serviço se profissionaliza, a cozinha ainda tropeça mas é mais regular.
O restaurante dá exemplo de seus predicados num cardápio de bom preço (R$ 27) que oferece um couvert com gostosos pães e pastas, duas opções de antepastos e sete de pratos principais, entre os clássicos da história da casa.
São receitas como a dos leves nhoque de ricota e espinafre com molho de quatro queijos, o rico ossobuco à milanesa com risoto de açafrão (feito com arroz brasileiro), e o misto de cinco massas num só prato, exagero que permite um sobrevôo na sua cozinha pelos soffiotti (envelopes de massa com recheio de queijo, ao creme), garganelli à puttanesca, rotolo (rocambole de queijo com cogumelos)... alguns cozidos meio fora do ponto, mas com molhos corretos e o mesmo espírito de buscar independência servindo honestamente a clientela.
(JM)

Texto Anterior: Maxim's vende adega histórica
Próximo Texto: Garrafas italianas chegam ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.