São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laura Pausini pede aprovação do público em atuação pouco ousada

MARIANE COMPARATO
DA REVISTA DA FOLHA

Seus discos já venderam quase 900 mil cópias no Brasil. Apesar disso, a italiana Laura Pausini não convenceu ao vivo. Ou melhor, tudo estava correto demais. Até os momentos que seriam de improviso pareciam ensaiados à exaustão.
A cantora começou seu primeiro show em São Paulo, anteontem no Olympia, com a música "Ascolta il Tuo Cuore", que tem batida mediterrânea.
Na terceira música, disse em português: "Quero dedicar essa canção a um grande amigo meu. Ele se chama Renato" e emendou com "Strani Amori". Essa foi sua homenagem ao ex-líder da banda Legião Urbana.
Laura havia cogitado cantar uma canção de Russo, mas acabou desistindo: "Seria aproveitar do fato de que ele não existe mais, pareceria um golpe publicitário para emocionar a platéia à sua custa", disse na última segunda-feira, em entrevista coletiva, no Rio.
Laura mostrou que tem voz, não desafina, mas, por vezes, é esganiçada demais. Assim como ela, os arranjos das músicas são convencionais, não arriscam nada.
Idem para o cenário, que, no final do show, ganhou uma parede repleta de luzinhas imitando uma "constelação de estrelas".
Insegurança
A platéia demorou a esquentar, e Laura, finalmente, se rendeu a ela. Começou os primeiros acordes de "Gente" -primeira música do disco em italiano de Renato Russo- e disse: "Essa vocês conhecem, não é mesmo?", quase que pedindo a aprovação do público, que acabou reagindo bem.
A cantora tentou disfarçar sua insegurança pela meiguice: sorria, mexia nas mãos, simulava um ar sedutor, mas não conseguiu interagir com seu público.
Laura Pausini mostrou que o único assunto que tem é o amor ingênuo, a paixão romântica: pelo menos quatro vezes introduziu uma música dizendo que era para os namorados apaixonados.
"Não me interessa fazer músicas políticas, prefiro cantar o amor, a amizade e as coisas sociais", disse, rebatendo uma declaração de Zucchero, roqueiro italiano que acaba de fazer shows no país.
"Talvez ele esteja tendo muito trabalho para alcançar o mercado fora da Itália", alfinetou a cantora Laura Pausini.

Show: Laura Pausini - Le Cose Che Vivi
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, Lapa, zona oeste, tel. 011/252-6255)
Quando: hoje e amanhã, às 22h30, segunda (19) e terça (20), às 21h30
Quanto: de R$ 60 a R$ 120

Texto Anterior: Suetônio e as misérias do mercado
Próximo Texto: IRLANDAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.