São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explosão de carro-bomba fere ao menos 14 na capital do Peru

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A explosão de um carro-bomba em frente a uma delegacia de polícia num subúrbio pobre da capital do Peru, Lima, deixou pelo menos 14 feridos. Segundo o ministro do Interior, César Saucedo, 10 das 14 vítimas são policias.
Por volta das 3h20 (5h20 em Brasília), terroristas dispararam de um carro contra a delegacia. Enquanto isso, outros rebeldes estacionavam uma camionete em frente ao prédio e fugiam num terceiro carro.
Pouco depois, a camionete, com 40 kg de dinamite, explodiu.
A polícia acusou o Sendero Luminoso, que comemora amanhã 17 anos de atividade terrorista e que prometeu transformar este mês num "maio sangrento".
O Sendero Luminoso é o principal grupo terrorista do Peru.
Em segundo lugar está o MRTA, que em dezembro do ano passado ocupou a casa do embaixador do Japão em Lima e manteve reféns por mais de quatro meses.
A governo do Peru entrou anteontem com processo no Conselho Supremo de Justiça Militar contra o porta-voz internacional do MRTA, Isaac Velazco.
Ele é acusado de terrorismo, por ter mantido contato com o comando na casa do embaixador. Velazco mora em Hamburgo como exilado político, mas as autoridades alemãs estariam dispostas a rever o caso.
Equador
Os sete soldados equatorianos capturados pelo Peru foram ontem devolvidos ao Equador. Os dois países entraram em conflito diversas vezes desde os anos 40 em disputas por territórios fronteiriços, a última delas em 1995.

Texto Anterior: Tropas da Turquia matam 87 curdos em operação no Iraque
Próximo Texto: Mãe de aluguel não fez aborto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.