São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barbosa Lima estuda ação judicial para afastar Motta

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Barbosa Lima Sobrinho, 100, estuda entrar com ação de responsabilidade visando o afastamento do ministro das Comunicações, Sérgio Motta.
Segundo seu advogado, Marcelo Cerqueira, o jornalista Barbosa Lima Sobrinho passou a analisar a conveniência da ação após se sentir "frustrado" com a ação do governo para impedir a instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigaria as denúncias de que houve compra de votos para a aprovação, na Câmara, da emenda que permite a reeleição de Fernando Henrique.
O advogado afirmou que, pela lei 1.079, cabe pedido de impeachment não apenas para o presidente da República, mas também para os ministros de Estado, para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e para o procurador-geral da República.
Sindicância
A decisão de Barbosa Lima sobre se entra ou não com a ação só será tomada após a apresentação do relatório da comissão de sindicância da Câmara que apura as denúncias sobre a compra de votos.
"Nós vamos aguardar o relatório e a decisão da comissão. O dr. Barbosa Lima quer ver isso apurado até as últimas consequências", afirmou Cerqueira. A conclusão da comissão está prevista para terça-feira.
O advogado disse que o jornalista entende de direito e quer analisar a petição. Cerqueira lembrou que Barbosa Lima encabeçou, com sua assinatura, o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Cerqueira disse que os conselheiros da ABI, em reunião para analisar o noticiário sobre as denúncias, aprovaram uma indicação para que a entidade não ficasse ausente dessa questão.

Texto Anterior: Uma nova proposta fiscal
Próximo Texto: Maluf nega participação na revelação do escândalo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.