São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo vai ressarcir cliente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Fundo Garantidor de Créditos Consorciais, a ser criado neste mês, poderá cobrir até 90% do valor pago pelos consorciados, se houver quebra da administradora.
Esse percentual está em estudo pelo BC. A decisão deve ser anunciada na próxima reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), no próximo dia 22.
A criação do fundo garantidor dos consórcios vai beneficiar 2,5 milhões de consorciados (números de março deste ano), segundo a Abac.
Hoje, os clientes de consórcios não têm nenhuma garantia no caso de quebra da administradora. Desde a implantação do Plano Real (1º de julho de 1994), 11 administradoras foram liquidadas pelo BC e outras 41 tiveram sua falência decretada pela Justiça, segundo dados do BC. Hoje existem 442 administradoras.
A Abac defende a cobertura total do valor pago pelo consorciado em caso de liquidação ou falência da administradora. O BC quer um percentual menor que 100% para beneficiar principalmente o pequeno investidor.
Ou seja, um percentual menor de cobertura aumenta o número de consorciados beneficiados com o fundo.

Texto Anterior: Governo pode liberar prazo de consórcio
Próximo Texto: Mercosul deverá ter fisco integrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.