São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centenário, esporte é receptivo a novas regras

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao longo de 102 anos de existência o vôlei sofreu nada menos que 13 alterações em suas regras.
Desde mudanças consideradas mais simples como a implantação do rodízio, em 1912, até outras drásticas como o tie-break (set em que não há vantagens), no biênio 88-89. O tie-break, que ameaçava desvirtuar o vôlei, tornou-se um de seus momentos mais atrativos.
Mudanças na pressurização da bola também não são novidades. A última neste aspecto foi aprovada no ano passado durante o congresso anual da FIVB. A pressão foi diminuída com intuito de manter a bola mais tempo em jogo.
A norma, entretanto, não teve validade em Atlanta-96.
Para implantar novas regras, a federação terá que contar com apoio de seus afiliados.
Além dos torneios promovidos pela própria FIVB, as alterações devem ser testadas em campeonatos nacionais na América Central e Ásia.
"O vôlei é uma especialidade com um futuro incrível. Temos que continuar zelando por isso", disse o presidente da FIVB, o mexicano Rubén Acosta, à época do anúncio de possíveis mudanças.

Texto Anterior: Liga Mundial-97 marca o adeus ao 'feio'
Próximo Texto: Campeão Bulls sabe hoje o seu oponente na semifinal da NBA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.