São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO CIENTÍFICO 1; VÍDEO CIENTÍFICO 2; VACINA BRASILEIRA; SAL; PRÓSTATA

VÍDEO CIENTÍFICO 1
O beijo visto por dentro e o trabalho de botânicos japoneses para salvar árvores que crescem em ambientes urbanos estão entre os temas da mostra de vídeos científicos "Ver Ciência 97". A terceira edição da mostra traz vídeos de 28 países, entre eles o Brasil, representado pela série "Minuto Científico", co-produção da Estação Ciência e da Rede Cultura.

VÍDEO CIENTÍFICO 2
A mostra "Ver Ciência" traz ainda o especial sobre Paulo Freire, apresentado no programa "Globo Ciência" e a série Expedições, de Paula Saldanha e Roberto Werneck. Entre os estrangeiros estão o australiano Gene Patenting (Genes Patenteados) e o canadense End of the World (O fim do mundo). A mostra acontece de 20 a 25 de maio na Estação Ciência (r. Guaicurus, 1.274, SP, tel. 011/263-7022).

VACINA BRASILEIRA
O Instituto Butantã vai começar a produzir este ano, em escala comercial e com tecnologia própria, uma vacina contra a meningite C. O objetivo do instituto de pesquisas de São Paulo é fabricar 20 mil doses do produto por semana. Os estudos sobre vacinas contra meningite, incluindo a do tipo B, começou em 1989.

SAL
Cientistas da Myriad Genetics, empresa de biotecnologia localizada em Salt Lake City (EUA), anunciaram que vão lançar este ano um teste que permitirá aos médicos saber quando um paciente sofre de pressão alta devido a uma sensibilidade herdada ao sal. Segundo a empresa, o teste permitirá identificar os pacientes que devem se submeter a uma dieta pobre em sal.

PRÓSTATA
Pesquisadores da Escola de Medicina Johns Hopkins (EUA) sugerem que homens acima de 50 anos não precisam fazer exames anuais para detectar o câncer na próstata, segundo estudo na revista da Associação Médica Americana. Os cientistas afirmam que homens com níveis sanguíneos de uma substância chamada PSA abaixo de dois nanogramas por mililitro de sangue não precisam fazer o exame uma vez por ano.

Texto Anterior: Estação Mir expõe crise russa
Próximo Texto: Cientistas estudam vacinas contra o HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.