São Paulo, domingo, 18 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a disputa

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

A série de seis jogos entre o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov e o computador Deep Blue não foi inédita. Em fevereiro de 1996, na Filadélfia, os dois já tinham se enfrentado, também em seis partidas.
A diferença é que, naquela oportunidade, Kasparov levou a melhor, fazendo 4 a 2. Na revanche, disputada semana passada em Nova York, a história foi diferente, e Kasparov acabou perdendo por 3,5 a 2,5. O Deep Blue ganhou dois jogos, empatou três e venceu um.
Entre um e outro desafio, o computador "amadureceu". Durante os 14 meses que separaram as duas séries, engenheiros da IBM, fabricante do Deep Blue, aumentaram a sua capacidade. Em 1996, o computador analisava 100 milhões de alternativas de jogadas por segundo. Em 1997, mais de 200 milhões. O homem analisa três por segundo.
A revanche foi marcada pela tensão. Antes de começarem os jogos, o campeão afirmara que estava defendendo a honra da humanidade. Logo após o segundo jogo, vencido pelo computador, Kasparov chegou a insinuar que estaria havendo interferência humana nas jogadas do adversário.
Para o enxadrista, técnicos da IBM poderiam estar manipulando sua forma de pensar, descartando, por conta própria, as jogadas "imbecis" e reduzindo, portanto, o número de alternativas para o computador analisar.
A IBM, eufórica com a alta de 3,6% de suas ações em Wall Street, centro financeiro dos Estados Unidos, após a vitória de Deep Blue, já sugeriu fazer uma terceira série. Kasparov, no entanto, faz três exigências para aceitar um novo confronto contra a máquina.
A primeira é que a série não seja patrocinada pela IBM. A segunda é que haja, no mínimo, dez partidas, divididas num espaço de tempo de 20 dias. Um dos motivos que o campeão usou como justificativa para sua derrota foi o cansaço físico e emocional.
A terceira exigência é que ele possa ter acesso a todas as partidas anteriores do computador, para que possa analisar melhor sua maneira de jogar. Deep Blue tinha instalado em sua memória todos os jogos anteriores realizados por Kasparov.

Texto Anterior: A humanidade em xeque
Próximo Texto: Ruas da Pompéia vivem ebulição cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.