São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monet inspira novos cardápios pela cidade

CRISTIANA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A partir da segunda-feira, os paulistanos vão degustar Monet. Cinco restaurantes da cidade oferecem cardápios baseados nas receitas apreciadas pelo pintor impressionista (1840-1926).
O evento "À Mesa com Monet", do francês La Casserole, irá servir, durante o período da exposição do pintor (28 de maio a 27 de julho, no Masp), um menu com duas opções de entradas, pratos principais e sobremesas, tudo baseado no livro "À Mesa com Monet", de Claire Joyes.
A proprietária Marie France Henry fez algumas adaptações. No pavê de chocolate, acrescentou frutas vermelhas. "A cozinha familiar burguesa retratada no livro está longe da nossa criatividade contemporânea", explica.
Também optou por escolher duas entradas quentes (sopa creme Germiny e fundos de alcachofra recheados com champignons e cebolas) e pelo creme br–lée no lugar do chá verde. "A sobremesa mostra o interesse do pintor pela cultura japonesa", diz Henry.
Nos bistrôs Le Chef e Le Chef Rouge será servido jantar a partir do dia 3 de junho. Também com duas opções no menu, a chef Renata Braune destaca fielmente as receitas do filé de linguado ao creme de ervas e carneiro ensopado com legumes. "Só sugeri uma guarnição para o linguado."
Braune ressaltou também o gosto do pintor pelo pistache na sobremesa de maçã. O restaurante Zola oferece nesta semana um menu em que o cuidado com os ingredientes revela uma cozinha saborosa e campestre. A salada de queijo de cabra, servida quente, e a carne cozida com toucinho e vinho são os destaques.
O chef francês Philippe Septanil, do Le Bar au Vin, prepara um cardápio fixo de seis itens a partir de quarta-feira. Entre eles, uma receita-surpresa: ovos berrichon.
Jantar e seminários Várias atrações acompanham os menus. Dois seminários sobre o pintor estão programados no La Casserole. "Monet e seu Tempo" (dias 11 e 18 de junho) e "O Último Monet" (2 e 9 de julho), às 20h, antecipam o jantar com vinho de cortesia.
O Le Chef Rouge monta um jardim na entrada, acompanhado de um boneco do pintor em tamanho natural. Catálogos da exposição e o livro "À Mesa com Monet" serão vendidos no local.
O Zola expõe fotos e cartões com imagens da casa do artista, além oferecer 5% de desconto no cardápio para quem tiver o ingresso da exposição.

Texto Anterior: Espera no francês Ruella obriga a jejum
Próximo Texto: Livro revela amor pela boa mesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.