São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro revela amor pela boa mesa

CRISTIANA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O livro "À Mesa com Monet" descreve a fase da vida do pintor em Giverny, na França. Com sua segunda esposa, Alice, e já com reconhecimento profissional e estabilidade financeira, Monet pôde mudar-se para o interior e usufruir da "arte de viver bem".
No decorrer das 190 páginas do livro, ao lado de fotos de mesas postas -detalhadamente arrumadas e com louças especiais para cada ocasião-, da cozinha em tons de azul com panelas de cobre e fogões à lenha, o leitor descobre em Monet o gourmet exigente, excêntrico e cheio de manias.
Assados, aves e caça eram trinchados por ele nas ocasiões especiais. O cardápio era definido pela esposa com uma semana de antecedência e o almoço, servido às 11h30 em ponto.
Foie gras, só da Alsácia. Ervas aromáticas, temperos, cogumelos e legumes eram cultivados na sua própria horta, vindas de várias partes do mundo. Monet também era louco por frutas tropicais e sorvete de banana.
Entre as mais saborosas receitas do último capítulo há sopas, ovos, molhos, entradas, aves, carnes de caça, peixes e sobremesas. Dicas para o chá e o preparo de conservas fecham o livro.
As receitas da edição francesa foram descritas a partir dos cadernos originais em que o pintor anotava receitas descobertas em suas viagens, nos restaurantes de Paris e trocadas com os amigos.
Na edição nacional, o chef Claude Lapeyre fez algumas substituições para adaptá-lo à realidade brasileira. Assim, o brouchet, peixe de água doce da Europa, foi substituído por surubim. Os girolles (champignons silvestres inexistentes no Brasil) da receita original foram trocados por cepas.
Outras receitas foram mantidas como nos cadernos originais pelo seu valor histórico e pitoresco. É o caso do modo de conservar cachos de uvas e fazer uvas passas.
Em 1883, sua paixão por flores também tornou famosos os jardins de Giverny. Era lá que Monet oferecia almoços e fazia piqueniques com convidados ilustres. Entre eles, Renoir, Picasso, Cézanne e Degas.
(CC)

Livro: "À Mesa com Monet"
Autor: Claire Joyes
Quanto: R$ 75
Onde: Livraria Cultura (tel. 285-4033, ramal 210), Livraria da Vila (tel. 814-5811), Saraiva Megastore (tel. 5561-7290) e Masp (tel. 251-5644)

Texto Anterior: Monet inspira novos cardápios pela cidade
Próximo Texto: Experimente os cardápios do pintor gourmet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.