São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremoto mata 38 e fere mil na Índia

Tremores duraram 50 segundos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um terremoto de 6 pontos na escala Richter que atingiu a região central da Índia deixou ao menos 38 pessoas mortas e mil feridas.
Os tremores no Estado de Madhya Pradesh ocorreram às 4h22 (19h52 de anteontem em Brasília) e duraram 50 segundos.
Autoridades de Jubalpur, 260 km a sudeste de Bhopal (a capital do Estado), informaram que 188 pessoas estavam hospitalizadas em estado grave.
O epicentro do terremoto se localizou na vila de Kosamghat, ao sul de Jabalpur. Todas as 160 casas do vilarejo foram destruídas, mas ninguém morreu. Os habitantes de Kosamghat estavam dormindo fora de suas casas devido ao calor.
Segundo a agência indiana "United News of India", as autoridades do Estado de Madhya Pradesh solicitaram ajuda ao Exército do país. Algumas cidades ficaram sem luz e telefone.
O terremoto pôde ser sentido em regiões do norte, centro e leste da Índia. Pessoas que dormiam na capital do país, Nova Déli (720 km a nordeste do epicentro), acordaram com os tremores.
O primeiro-ministro Inder Kumar Gujral expressou solidariedade às vítimas do terremoto. O governo destinou o equivalente a US$ 2,8 milhões para a região.
Em setembro de 1993, cerca de 10 mil pessoas foram mortas no Estado vizinho de Maharashtra quando um terremoto de 6,3 pontos na escala Richter atingiu a região.
Um especialista em sismologia de Nova Déli disse que, em 1993, o terremoto estava mais próximo da superfície que o de anteontem, o que o tornou mais destruidor.

Texto Anterior: Brasil diminui acolhida a refugiados
Próximo Texto: Ieltsin demite o ministro da Defesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.