São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burocracia dá vez a dinheiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Com dinheiro no bolso, é fácil alugar um imóvel em Nova York. A burocracia fica em segundo plano.
No caso de aluguéis com até um mês de duração, o valor deve ser pago antecipadamente.
Quando o inquilino fica mais tempo no imóvel, é normal o proprietário pedir até seis meses de depósito, segundo o administrador imobiliário Robson Lemes. O valor da garantia varia de acordo com o proprietário.
Esse dinheiro é uma garantia para o caso de o locatário atrasar ou deixar de pagar o aluguel. Do contrário, o dinheiro será devolvido com os juros do período em que ficou depositado.
Quando o apartamento alugado tiver objetos de arte ou antiguidades, é usual deixar o valor de mais um aluguel, para o caso de haver estragos nas peças.
Segundo Lemes, o pagamento pode ser feito a partir do Brasil por meio de ordem de pagamento interbancária. É preciso ainda apresentar uma carta de trabalho apresentando o pretendente a locador.
Em alguns casos, o proprietário pode pedir até três cartas de apresentação atestando a idoneidade do futuro locador.
Segundo a corretora Tutu Cardoso de Almeida, no caso de compra de imóvel, a comprovação realmente importante é a capacidade de pagamento dos 30% de entrada exigidos.

Texto Anterior: Alugar em Nova York é boa opção
Próximo Texto: Compra pode ser bom negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.