São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurantes temáticos entram em crise

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL "

"Pode-se chamar de sobrevivência do 'mais na moda': com a multiplicação dos restaurantes temáticos, os proprietários estão percebendo que enfeites extravagantes e uma fachada não garantem o sucesso", diz o jornal.
O "WSJ" afirma que os turistas em Nova York, Las Vegas, Orlando e Los Angeles têm dez opções diferentes de restaurantes temáticos em cada cidade.
Em Nova York, na semana passada, enquanto as pessoas aguardavam 45 minutos por uma mesa no restaurante Dr. Jekyll & Mr. Hyde, com decoração de terror, havia mais mesas vazias do que cheias no Fashion Cafe, relata o "Wall Street".
O Fashion Cafe não consegue lotar suas mesas em Nova York e Nova Orleans. A rede Country Star fechou sua casa de Atlanta. O preço das ações do Planet Hollywood caíram quando a rede teve de se expandir para cidades como Seattle e San Antonio, que atraem menos turistas.
Os analistas da área duvidam que a rede Dive!, o restaurante com temas submarinos de Steven Spielberg, vá muito além de suas casas em Los Angeles, Las Vegas e Barcelona, diz o jornal.
"Acho que o mercado está no ponto de saturação", disse ao "Wall Street" Jimm Dunn. Ele foi executivo do Hard Rock Cafe e agora dirige o New York Restaurant Group, proprietário de restaurantes normais.
Os restaurantes temáticos cresceram de 40 em 1992 para 150 hoje. Os temas vêm se multiplicando e os mais recentes incluem Television City, Comedy Nation -com garçons vestidos de Carlitos- Vegas! e David Copperfield Magic Underground.
O "Wall Street" observa que a venda de suvenires aumenta muito a rentabilidade por metro quadrado de um restaurante temático em relação a um tradicional.
"Mas os altos custos iniciais deixam pouca margem para erros", disse ao jornal Ralph Brennan, dono de restaurantes tradicionais em Nova Orleans.

Texto Anterior: Grupos organizados incitaram ódio a Rabin
Próximo Texto: Homens de Kabila dispersam protesto a tiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.