São Paulo, domingo, 25 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músculos à toda prova

GABRIELA MICHELOTTI

Preste atenção na limpeza e segurança das piscinas antes de começar a natação
A natação, o esporte mais completo segundo o professor de educação física da USP Antonio Carlos Mansoldo, mexe com no mínimo 22 músculos do corpo, melhora a capacidade cardiorrespiratória e, o que é melhor, não ten contra-indicações.
Mas, antes de mergulhar em uma das muitas escolas e academias de São Paulo em que o esporte é oferecido, convém prestar atenção a alguns detalhes de higiene, segurança e limpeza, que podem evitar acidentes, quedas e infecções.
Segundo Mansoldo, quem está aprendendo deve procurar uma piscina rasa, com a altura até os ombros e água quente, mas que não ultrapasse 31ºC. Acima dessa temperatura, a água começa a ser prejudicial à saúde.
Na Raia 4, Marlin, Cia Athletica e Formula há piscinas pequenas, com profundidade de no máximo 1,60 m, que facilitam o aprendizado.
Atletas em fase de treinamento devem optar por piscinas no mínimo semiolímpicas (25 m x 12,5 m), com temperatura entre 25 e 27ºC. É o caso das piscinas da Runner Norte, Projeto Acqua, Scuba, Círculo Macabi e Formula Academia, que têm uma temperatura abaixo de 29ºC. Acima disso, a água relaxa a musculatura e impede um rendimento maior.
A limpeza da água também deve ser observada. Se a borda da piscina, um pouco acima do nível da água, estiver preta, desconfie. Há acúmulo de gordura, e a piscina não está sendo limpa devidamente. O ideal é que a piscina seja limpa diariamente e tenha lava-pés, com concentração alta de cloro, para matar as bactérias dos pés dos alunos, que devem usar touca para prender os cabelos.
Segurança
Pisos antiderrapantes, para evitar quedas, e piscina retangular, sem desníveis acentuados, contribuem para a segurança dos alunos. Os azulejos dentro das piscinas não podem estar quebrados ou trincados, para evitar cortes.
Para os iniciantes, o ideal é uma piscina retangular, sem desníveis acentuados. E não pode ser muito funda, para que os alunos consigam ficar de pé com a água na altura dos ombros.
Para as crianças, é fundamental que os professores estejam na água durante toda a aula.

ONDE ENCONTRAR Raia 4: R. Tabapuã, 62, Itaim, zona oeste. Tel. 3044-1480.
Companhia Athletica: r. Kansas, 1.582, Brooklin, zona sul. Tel. 5506-9644 Runner: r. Tupiguaés, 169, Santana, zona norte. Tel. 298-1349 Marlin: r. dos Trilhos, 1.397, Mooca, zona leste. Tel. 292-5452 Projeto Acqua: R. Chipre, 180, Vila Olímpia, zona oeste. Tel. 829-0522. Scuba: r. Canário, 1.230, Moema, zona sul. Tel. 535-0564
Formula Academia: Av. Rebouças, 3.970, shopping Eldorado, 2 o subsolo, Pinheiros, zona oeste. Tel. 815-1433. Círculo Macabi: av. Angélica, 634, Higienópolis, região central. Tel. 826-8411.

Texto Anterior: Baunilha da Índia
Próximo Texto: Liberdade de sombras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.