São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acervo ainda é um enigma

ADRIANE GRAU
ENVIADA PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

Cercada por mais de 2.000 anos de história, algumas das peças que serão exibidas no M.H.de Young Memorial permanecem um enigma para os pesquisadores.
"Não temos a menor idéia do uso destas peças", diz Elizabeth Benson. "Mas achamos que pertencem à mesma tradição de arte sacra."
As 11 civilizações extintas no Peru antes da chegada dos espanhóis não deixaram registro escrito. Os arqueólogos tentam até hoje decifrar achados do início do século.
"Os mochiques, por exemplo, nos contaram mais sobre si do que muitas culturas que usaram a escrita", diz Elizabeth. "Os vasos revelam rituais que ainda não conseguimos decifrar."
Para a especialista, a criatividade das civilizações fica clara na maneira como elas se retratavam. "A roupa sempre variava de acordo com o que as pessoas estavam fazendo."
(AG)

Texto Anterior: EUA descobrem Peru pré-colombiano
Próximo Texto: Família tem museu em Lima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.