São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula é excluído de primeiros depoimentos

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva foi excluído da primeira rodada de depoimentos na Comissão de Investigação criada pelo partido para apurar a suspeita de irregularidades em contratos de prefeituras petistas com a empresa Cpem.
Mas o deputado Hélio Bicudo (PT-SP), integrante da comissão, afirmou que Lula será convocado para depor em etapa posterior da investigação. Para Bicudo, o empresário Roberto Teixeira, amigo de Lula, também será convocado.
Teixeira admite ter dado "auxílio eventual" para que a Cpem fechasse acordos com administrações petistas. A Cpem mantém contratos com prefeituras de São Paulo, entre elas administrações petistas, para aumentar o repasse de ICMs aos municípios.
A comissão do PT reuniu-se ontem pela primeira vez. O vereador paulistano José Eduardo Martins Cardozo (PT) também integra o grupo de investigação. Estava previsto para ontem o depoimento de Paulo de Tarso Venceslau.
Ex-secretário de administrações petistas, Venceslau é o autor da acusação de que havia irregularidades entre contratos da Cpem e prefeituras petistas. Para ele, parte do dinheiro pago à Cpem pode ter beneficiado campanhas de Lula.
Venceslau deve depor no próximo dia 7. Informou que não podia depor ontem por ter assumido compromissos anteriores com familiares, segundo Cardozo.
Bicudo viajará amanhã para Lima, no Peru, para participar de reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos). Por esse motivo, segundo ele, os depoimentos só devem ocorrer no dia 7, quando ele retornar ao país.

Ex-prefeitas Além de Venceslau, também foram convocados para depor no dia 7 as ex-prefeitas Angela Guadagnin (São José dos Campos) e Telma de Souza (Santos). O atual prefeito de Santo André, Celso Daniel, também dará depoimento.
Todas essas administrações fizeram contratos com a Cpem. No caso de Santo André, o contrato foi feito na gestão anterior de Daniel (88-92). Ex-secretários de Finanças do PT dessas prefeituras também vão depor na comissão.
Bicudo e Cardozo evitaram ontem fazer o que eles chamaram de "juízo de valor" sobre o "dossiê" com as supostas irregularidades, divulgado na imprensa por Venceslau. Mas consideram que os documentos têm "substância".
Segundo eles, a comissão deve levar de 15 a 20 dias para concluir seus trabalhos. Prometeram levantar todos os documentos envolvendo as supostas irregularidades em administrações petistas.
Bicudo e Cardozo dizem que há decisões do TCE (Tribunal de Contas do Estado) autorizando dispensa de licitação para contratação da Cpem. A Folha revelou ontem que o TCE considerou irregular cinco operações desse tipo.
Jornal extra
O jornal oficial do PT, o "PT Notícias", circula na próxima semana com 50 mil exemplares -sua tiragem normal é de 15 mil. Terá oito páginas -quatro a mais que o normal- sobre o caso Cpem.

Texto Anterior: PFL tenta atrair a filiação de Lerner
Próximo Texto: Tarso Genro apóia Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.