São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frei Damião morre aos 98 após ficar 19 dias em coma

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Frei Damião de Bozzano, 98, o último grande missionário do Nordeste, morreu de parada cardíaca às 19h20 de ontem, em Recife (PE). Ele estava há 19 dias em coma, 5 dos quais em estado de morte cerebral.
O anúncio da morte foi feito às 19h45 pelo pneumologista Blancard Torres, chefe da equipe médica que tratou do frade, no Hospital Português, e pelo bispo de Petrolina, dom Paulo Cardoso.
"Não anunciamos uma tristeza, mas uma grande alegria. Agora, teremos no céu mais um santo a orar por nós", disse Cardoso.
O corpo foi encaminhado ontem à noite para o IML (Instituto de Medicina Legal), onde seria embalsamado. Será velado três dias e três noites na Basílica da Penha (arredores de Recife).
Na manhã de quarta-feira, o corpo de Frei Damião será transportado para o estádio do Santa Cruz (zona norte), onde será celebrada uma missa de corpo presente.
O enterro está previsto para a tarde de quarta, no convento de São Félix de Cantalice (bairro do Pina, zona sul), onde o frade vivia.
Logo após o anúncio da morte, fiéis que faziam uma vigília religiosa no pátio do hospital começaram a rezar em voz alta.
Frei Damião foi internado no último dia 6 com problemas respiratórios. Uma semana depois, teve um derrame e entrou em coma. Nos últimos dias, apenas o coração e pulmão funcionavam, mas só com a ajuda de aparelhos.
O frade teve 18 internações hospitalares desde 1990, pelos mais variados problemas: respiratórios, cardíacos, renais e de erisipela (doença infecto-contagiosa que atinge a pele). Tinha ainda uma deformidade torácica que dificultava sua respiração.
Ainda sem prazo definido, a Arquidiocese de Olinda e Recife pretende iniciar um processo para pedir ao Vaticano sua canonização.
Frei Damião nasceu em Bozzano (Itália), em 5 de novembro de 1898. Formado em teologia e direito canônico, chegou a Recife em 1931. Nove anos depois, iniciou suas peregrinações (missões) religiosas pelo interior do Nordeste, época em que adotou o nome de frei Damião de Bozzano (seu nome verdadeiro era Pio Gianotti).

Texto Anterior: Homepage reúne discursos de FHC
Próximo Texto: "Videoteca" terá filme com Oscar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.