São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homepage reúne discursos de FHC

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

No que depender da Internet, vai ser difícil esquecer o que o presidente Fernando Henrique Cardoso disse ou escreveu -ao menos ao longo de seu mandato. Está tudo na rede, na recém-inaugurada homepage da Presidência.
O conteúdo dos discursos, artigos, aulas, programas de rádio, palestras, conferências e algumas entrevistas de FHC foi analisado por uma equipe da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Nada menos do que 5.000 páginas.
O resultado, atualizado até dezembro passado, está na homepage da SAE na seção "Presidente Fernando Henrique Cardoso: Idéias e Reflexões", organizado em 41 temas. O endereço na Internet é (http://cepesc.gov.br/fhc/fh.htm).
O que distingue a página é a classificação das idéias por assunto.
É possível ler, por exemplo, referências do presidente ao Congresso em 16 pronunciamentos. Todas, sem exceção, elogiosas. Esse é o outro lado da compilação: os textos não são reproduzidos na íntegra. Como é inevitável em qualquer edição, há o viés do editor e de seu objetivo.
No caso da SAE, a meta era fornecer subsídios para a Política de Defesa Nacional, ao Projeto Nacional e à Estratégia de Defesa Nacional. Não por acaso, o capítulo Relações Exteriores é o maior entre os 41 temas. Levantamento quantitativo feito pela Folha mostrou que predominam temas econômicos. Economia (2º), Reformas (3º), Desenvolvimento (6º) e Emprego (8º) estão entre os maiores capítulos.
Em quarto lugar aparece Justiça Social. Educação está em sétimo no ranking. Salário Mínimo é o último, com apenas uma citação.
Forças Armadas é o quinto com mais espaço. A equipe que compila as citações é formada por oficiais da Marinha, Aeronáutica e Exército -coordenados por um civil.
Ainda na homepage da Presidência (http://www.brasil.gov.br/pres/presrep.htm) a seção da Secretaria de Comunicação Social traz uma coletânea de discursos. Ela é complementar à seção da SAE: só contém pronunciamentos feitos em 97.

Texto Anterior: No país recordista
Próximo Texto: Frei Damião morre aos 98 após ficar 19 dias em coma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.