São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as três versões

Leia abaixo resumo das versões para a fábula.

O Glutão (camponesa)
A mando da mãe, a menina vai levar pão e leite para sua avó. Quando ia caminhando pela floresta, um lobo se aproxima e pergunta aonde vai. Sem sobressalto, ela ainda informa por que caminho pretende ir.
O lobo segue por caminho mais curto e mata a avó. Depois, veste sua roupa de dormir e fica deitado na cama, à espera. Quando a menina chega, ele oferece a ela "carne e vinho", que eram o sangue e a carne de sua avó. Segue-se o ponto alto da sedução:
- Tire a roupa e deite-se comigo -diz o lobo.
- Onde ponho meu avental?
- Jogue no fogo. Você não vai precisar mais dele.
Ela tira todas as peças de roupa, repetindo a pergunta e recebendo a mesma resposta. Quando se deita na cama, repara na diferença: - Ah, vovó! Como você é peluda!
- É para me manter mais aquecida, querida.
- Ah, vovó! Que ombros largos você tem!
- É para carregar melhor a lenha, querida.
- Ah, vovó! Como são compridas as suas unhas!
- É para me coçar melhor, querida.
- Ah, vovó! Que dentes grandes você tem!
- É para melhor comer você, querida.
E o lobo a devorou.

Versão do século 17
Nesta versão, a menina ganha o apelido de Chapeuzinho Vermelho depois de receber da avó um chapéu que lhe caía muito bem.
A mãe faz bolos e pede que a menina leve um deles à avó, que está doente.
Na floresta, ela encontra o sr. Lobo, que ficou louco de vontade de comê-la, mas não o faz porque há lenhadores por perto.
Por essa versão, o lobo "perguntou a ela aonde ia, e a pobre menina, que ignorava ser perigoso parar para falar com um lobo, respondeu: 'Vou à casa da minha avó para levar-lhe um bolo e um potezinho de manteiga que mamãe mandou"'. O lobo pergunta onde mora a avó e se propõe a também ir, mas por outro caminho. A menina consente.
A menina vai pelo caminho mais longo e ainda se distrai. O lobo chega antes, se faz passar por Chapeuzinho e come a avó.
Quando a menina chega, estranha a voz grossa da avó, mas se acalma achando que está rouca. Ela entra e, convidada, deita-se despida na cama. Depois do tradicional diálogo, Chapeuzinho é comida.

Versão do século 19
A encomenda passa a ser um bolo e uma garrafa de vinho. Chapeuzinho encontra o lobo na floresta, mas "não sabia que fera malvada era aquela" e não tem medo. A menina informa onde é a casa da velhinha e o lobo pensa em comer as duas. Tira a menina do rumo certo sugerindo que colha flores, chega à casa antes dela e come a avó.
Há o diálogo de sempre, Chapeuzinho é comida, mas o final muda bastante. O lobo volta a se deitar na cama e é surpreendido por uma caçador, que abre sua barriga e encontra menina e velhinha ainda vivas.
O lobo é morto e Chapeuzinho se compromete a nunca mais sair do caminho, como havia recomendado sua mãe no início.

Texto Anterior: 'Síndrome de Chapeuzinho' afeta mulheres
Próximo Texto: Bedel censura baixaria em papo telefônico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.