São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia e Ucrânia estabelecem acordo político e econômico

Tratado põe fim a disputas sobre porto no Mar Negro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, e o da Ucrânia, Leonid Kuchma, assinaram ontem, em Kiev (Ucrânia), um tratado de amizade e de cooperação política e econômica, encerrando um período de disputas que se estendia desde o fim da União Soviética.
O tratado define uma "parceria em assuntos estratégicos", além de um amplo acordo político sobre problemas bilaterais e internacionais, acertos sobre disputas de controle do Mar Negro, cooperação sobre questões econômicas e supressão de restrições alfandegárias.
Segundo Leonid Kuchma, "o acordo põe fim ao chamado problema de Sebastopol", referindo-se às disputas entre Ucrânia e Rússia sobre a divisão da frota do mar Negro.
O documento estabelece também que nenhuma das partes tem pretensões territoriais, o que dá fim às especulações feitas por deputados e senadores russos que colocavam em dúvida a soberania ucraniana sobre Sebastopol e a península da Criméia.
Ieltsin criticou as barreiras alfandegárias sobre o comércio entre os dois países. O presidente russo disse que ontem mesmo suspenderia a aplicação do imposto russo às mercadorias ucranianas.
Depois de adiada por seis vezes, a assinatura do acordo foi definida na última quarta-feira, após um encontro, em Moscou, entre o presidente ucraniano e o primeiro ministro da Rússia, Victor Chernomyrdin.
No encontro, o presidente ucraniano aceitou as reivindicações russas de dividir o controle do porto de Sebastopol.
Após a assinatura do acordo, Ieltsin participou de uma cerimônia de homenagem às vítimas da Segunda Guerra.

Texto Anterior: Partido do governo é favorito no Canadá
Próximo Texto: Sri Lanka retoma áreas de rebeldes; Fundamentalistas matam 14 na Argélia; Líder espiritual do Irã adverte Khatami
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.