São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissoras preparam sete novelas

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As redes Globo, SBT e Manchete aceleram neste mês a produção de sete novas novelas, que devem estrear no segundo semestre deste ano.
A produção mais adiantada é "Chiquititas", do SBT, prevista para ir ao ar a partir de 7 de julho. A novela, uma co-produção com a rede argentina Telefe, teve cenas externas gravadas em São Paulo em maio. Neste mês, começam a ser gravadas as cenas em estúdio, em Buenos Aires.
O núcleo de teledramaturgia do SBT intensifica em junho a produção do texto argentino "Pérola Negra". A produtora JPO também anuncia para este mês as primeiras gravações de "A Pantera", de Vicente Sesso.
As duas novelas são cotadas para substituir "Os Ossos do Barão", no SBT, em setembro.
Na Globo, a produção mais adiantada é "Anjo Mau", remake da novela de Cassiano Gabus Mendes exibida em 1976. A nova versão, assinada por Maria Adelaide Amaral, começa a ser gravada neste mês e deve estrear em 1º de setembro, na faixa das 18h.
Em julho, a Globo deve começar a gravar "Por Amor", de Manoel Carlos, próxima novela das oito -com estréia prevista para a primeira quinzena de outubro.
"Corpo Dourado", de Antonio Calmon, começa a ser gravada em agosto, no Ceará. Próxima novela das sete da Globo, tem estréia prevista para novembro.
Saga do cangaço
A Manchete reúne amanhã o elenco de "Mandacaru", que substitui "Xica da Silva" a partir de agosto.
Segundo Walter Avancini, diretor de teledramaturgia da Manchete, "Mandacaru" começa a ser gravada no próximo dia 18, em Paulo Afonso (BA).
A novela se passa no sertão nordestino, no final dos anos 30. "É uma ficção sobre os últimos sobreviventes do cangaço, após a morte de Lampião, em 1938, num momento de transformação política do Nordeste", diz.
A trama, segundo Avancini, terá um triângulo central. De um lado, Tirana, líder de um grupo de cangaceiros, que tenta resistir à repressão. Do outro, o tenente getulista Aquiles, que combate o cangaço. No meio, Maria do Carmo, filha de um coronel, que será disputada pelos dois.
Vilã atualizada
A atriz Glória Pires será a protagonista de "Anjo Mau". Ela será Nice (interpretada por Suzana Vieira em 1976), uma babá ambiciosa que corteja o milionário Rodrigo (Kadu Moliterno).
"Na nova versão, a maldade de Nice será intensificada, para ela ficar no mesmo patamar das atuais vilãs. Hoje, a Nice de 1976 passaria despercebida como vilã", diz Vincent Villari, colaborador de Maria Adelaide Amaral.
Segundo Villari, além da "atualização da vilã", o remake terá tramas paralelas que não existiam no original.
No elenco, já estão confirmados Leonardo Brício, Maria Padilha, Daniel Dantas, Lília Cabral, José Lewgoy, Claudio Correia e Castro, Regina Dourado, Márcio Garcia, Luciano Szafir, Luis Salem, Beatriz Segall, Francisco Cuoco, Mauro Mendonça, Luíza Brunet e Luana Piovani.
Manoel Carlos escreve atualmente os 30 primeiros capítulos de "Por Amor", que deverá ter Regina Duarte, Gabriela Duarte, Paulo José, Suzana Vieira, Fábio Assunção e Murilo Benício.
"A novela segue uma linha realista. Trata do cotidiano de várias famílias e de suas relações afetivas. Conflitos de afeição e rejeição, amor e ódio, tolerância e intolerância. Não enfoca o mundo de grã-finos, mas o da classe média e de alguns ricos ocasionais", diz o autor.
"O eixo central é o de uma mãe divorciada, que após o casamento da filha única resolve se casar também. E, sem desejar, fica grávida na mesma ocasião que a filha", conta Manoel Carlos.
Antonio Calmon está finalizando a sinopse de "Corpo Dourado". "A novela se passa em um único e longo verão, em uma praia de Fortaleza", diz.

Texto Anterior: Canais da TV paga renovam visual
Próximo Texto: Cicciolina chega para atuar em 'Xica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.