São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
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O que é isso, companheiros?

MARCELO CHERTO

A imprensa vem noticiando que a Associação Brasileira de Franchising está, em parceria com o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, tentando montar a Câmara Setorial de Franchising.
Sinceramente, é uma atitude no mínimo arriscada. No mundo inteiro, as associações de franchising vêm se empenhando, ao longo dos últimos anos, para manter o governo dos respectivos países o mais longe possível do mercado.
Têm sido assim nos EUA, na Austrália, na Inglaterra e em outros países. Por que fazer diferente no Brasil? Lugar de governo é cuidando da saúde, da educação, da segurança. O franchising deve ser deixado aos cuidados de quem o pratica e luta por ele.
Deixar o governo meter o bedelho no que não é da sua alçada, nem do seu conhecimento, é uma atitude perigosa e anacrônica. Ainda mais nestes tempos de desestatização.
Por que não seguir o bom exemplo do mercado publicitário, que criou o Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) há quase 20 anos? Eu mesmo fui conselheiro do Conar durante bom tempo e posso atestar que a entidade deu certo e tem cuidado do bom funcionamento do setor da propaganda, mantendo o governo à distância.
Há poucos dias, o próprio presidente da Associação Internacional de Franchising, Don de Bolt, num comunicado oficial à imprensa, condenou uma associação de franqueados americanos que clama por aumento da interferência do Estado no mercado de franchising. Como bem disse Don de Bolt, isso só ajuda a transformar os burocratas em "sócios" em tempo integral de franqueadores e franqueados. Algo a ser evitado.
Não é de estranhar que a tal associação de franqueados dos EUA seja comandada por advogados, os únicos que teriam a ganhar com o aumento da intervenção estatal. Afinal, onde os burocratas metem as mãos, a confusão pode aumentar e isso é benéfico para um certo tio de advogado, para quem quanto pior, melhor. E no Brasil, quem tem a ganhar com algo assim?

Internet: www.franquia.com.br/cherto
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

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