São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

San Andrés é um mergulho nas compras

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO ESPECIAL À COLÔMBIA

Um vôo de cerca de uma hora leva o visitante de Cartagena para uma bela ilha onde os costumes da Colômbia ganham um importante toque jamaicano: San Andrés.
Com 26 km2, a 480 km da costa, ela é a maior ilha num arquipélago que também reúne Providência e Santa Catalina.
San Andrés possui o que o tradicional visitante do Caribe geralmente procura: tempo bom, lindas praias, excelentes pontos de mergulho e centros de compras.
Na parte norte fica a maior vila, onde estão o centro comercial e os principais hotéis. Em direção ao sul, a ilha se mostra quase desabitada. Mas há pontos com belas vistas, onde estão restaurantes servindo pratos com frutos do mar.
A caminho do sul, pelo lado oeste, você passa por seus principais locais de mergulho. Nessa área existem hotéis que atendem especificamente mergulhadores.
Depois da ponta Sul, retornando ao norte pela parte leste, você chega às praias mais frequentadas pela população local, onde a atmosfera jamaicana, ao ritmo do reggae, já se mostra presente.
Para os colombianos, San Andrés é um verdadeiro paraíso das compras. Aparelhos eletrônicos, perfumes, brinquedos ou material esportivo, isentos de impostos, podem ser encontrados a preços muito atraentes.
A prova está nas dezenas de caixas com televisores, aparelhos de som e bicicletas que são vistas nas filas de check-in do aeroporto.
Os preços acessíveis também são uma característica dos restaurantes. Ao longo da orla, são vários os locais onde se encontra comida típica, em pratos fartos e baratos -prato principal, sobremesa e cerveja, por menos de US$ 10.
Ao final da refeição, o visitante tem a obrigação de provar o licor de café colombiano, um patrimônio nacional.

Texto Anterior: Areias de Cartagena são duras e privadas
Próximo Texto: Negros locais falam inglês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.