São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara vota devassa em obras no AM e AC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA EM MANAUS

A Câmara dos Deputados pode instalar hoje uma subcomissão com sete integrantes para investigar a aplicação de todas as verbas federais no Acre e no Amazonas.
O requerimento foi feito ontem pelo deputado federal Luiz Fernando Nicolau (PSDB-AM). Segundo ele, em 30 dias o trabalho estaria concluído.
"Com a investigação da subcomissão, todos os mistérios sobre as licitações viciadas dos dois Estados serão encontrados. Se chegarmos a um flagrante, teremos como abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso."
O deputado afirmou que a vida dele, desde ontem, passou a estar nas mãos do governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PFL).
"A partir de agora, o Amazonino vai ter de me proteger. Pois, se alguma coisa acontecer comigo, ele é meu único inimigo", disse Nicolau, ex-aliado do governador.
Ele denunciou anteontem, em discurso no plenário, o favorecimento de empresas de Amazonino em obras nesses dois Estados, custeadas com recursos federais.
Pela proposta, a comissão vai fiscalizar também as isenções de tributos federais concedidas a empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.
Recuo
O governador Amazonino revogou ontem o contrato que havia feito sem licitação para que uma empresa dos EUA fizesse uma auditoria no governo dele.
O "Diário Oficial" do Amazonas de ontem abre licitação para o trabalho de auditoria que o governador pretende usar em sua defesa para mostrar que seus atos administrativos estão corretos.
Para Nicolau, a transparência do governo Amazonino não poderá ser completa, porque ele nomeou como presidente da Comissão de Licitação o ex-secretário de Obras José Augusto de Oliveira.
"O José Augusto responde a processo no Tribunal de Contas da União por ter feito uma reforma 'fantasma' no hospital Adriano Jorge e fez sumir, em 1989, US$ 1,3 milhão", afirmou.

Texto Anterior: Fita pode comprometer Amazonino
Próximo Texto: Os dinheiros do Pilatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.